29 outubro 2009

Frutas oleaginosas


Muito consumidas na época do natal, as frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, etc) não costumam freqüentar a mesa da maioria dos brasileiros no restante do ano, o que é uma pena, pois são riquíssimas em nutrientes importantes para o organismo. São uma boa fonte de proteínas vegetais, essenciais para a regeneração celular, e apesar de seu alto valor calórico, suas gorduras só fazem bem ao coração, além disso, também são ricas em substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir os danos que os radicais livres provocam nas células. Apenas uma única castanha do pará, possui a quantidade diária recomendada de selênio, um dos mais importantes antioxidantes da dieta.

Nozes, avelãs e amêndoas possuem uma grande quantidade de vitamina E, outro importante antioxidante e aliado do coração, além de serem boas fontes de potássio, magnésio e vitaminas do complexo B. O ideal é sempre variar o consumo, ou fazer um mix dessas frutas oleaginosas, para garantir o aporte de nutrientes diversos.
Podem ser consumidas como lanche ou ainda aparecer nas principais refeições, como incremento de saladas, dando um toque todo especial às mesmas.

Até mesmo aqueles que estão em dietas de emagrecimento podem se valer dos benefícios das oleaginosas, o único porém para estas pessoas é a quantidade ingerida. Uma pequena porção que caiba na palma da mão entreaberta, já é o suficiente para fornecer os nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo sem comprometer a silhueta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário