09 outubro 2009

Leite Materno


O leite materno é o alimento perfeito para os bebês. Fornece os nutrientes necessários para o perfeito desenvolvimento das crianças nessa fase da vida, devendo ser oferecido exclusivamente, ou seja, nada de chás, sucos ou água até que a criança complete seis meses, e deve continuar a ser ofertado como complemento até os dois anos de vida ou mais, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde.

Oferece ao bebê proteção contra infecções (principalmente as gastrointestinais e respiratórias), alergias, obesidade, diabetes, má oclusão dentária, cáries, promove uma recuperação mais rápida nas enfermidades, além de fortalecer o vínculo mãe-filho.

Quanto às vantagens oferecidas à mãe, podemos enumerar várias, como por exemplo: ajuda o útero a voltar ao tamanho normal mais rapidamente, diminui o risco do aparecimento de câncer de mama e ovário, é um fator de proteção contra a anemia, ajuda a mulher a retornar ao peso normal e possui efeito anticoncepcional nos primeiros meses de gravidez (desde que a amamentação seja exclusiva e a mulher continue sem menstruar).

Economicamente também é vantajoso, pois evita gastos com leite, mamadeiras, gás de cozinha, água, além de ser muito prático, pois não demanda tempo de preparo.
Também é ecologicamente correto, pois não produz lixo decorrente de embalagens de leite, mamadeiras etc.

Infelizmente, muitas mães por desinformação, falta de apoio e falta de orientação dos profissionais de saúde, acabam optando pelo aleitamento artificial. É necessário desmistificar a idéia do leite fraco, tão disseminada entre várias mães que desistem de amamentar, pois cada mãe produz o leite ideal para seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário