17 outubro 2009

TPM - Alimentos podem ajudar?


Irritabilidade, cansaço, depressão, cefaléia, dores nas mamas, enfim, existe uma série de sintomas que estão associados com a famosa Tensão pré-menstrual, mas esses parecem ser os mais relatados pela grande maioria das mulheres (especialmente irritabilidade....hehehe)
Não há um consenso sobre as causas da TPM, mas ela parece estar diretamente relacionada com as flutuações hormonais do ciclo menstrual, já que não atinge meninas na pré-puberdade e nem mulheres na menopausa.
O tratamento farmacológico deve ser tentado quando outras terapias não tiverem surtido efeito, mas terapias de relaxamento, prática regular de atividade física e alimentação adequada costumam trazer bons resultados.
Mulheres que sofrem com a TPM parecem ter níveis de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar) mais baixos, e a serotonina é produzida a partir do aminoácido triptofano que pode ser encontrado em grande quantidade no leite e seus derivados, na banana, nas carnes, peixes, tâmaras, nozes, leguminosas (feijões, lentilha, soja), entre outros.
A vitamina B6 (Piridoxina) também participa na produção de serotonina e pode ser encontrada nos cereais integrais, na banana, na aveia, na batata, no germe de trigo, na carne de porco e nas vísceras, principalmente o fígado.
O Ácido fólico é outra vitamina que participa na formação da serotonina. São consideradas boas fontes de ácido fólico: brócolis, espinafre, leguminosas, laranja, fígado bovino e gema de ovo.
O magnésio também participa na atividade da serotonina e de outros neurotrasnmissores. Os vegetais folhosos são as melhores fontes de magnésio, seguidos por legumes, produtos marinhos, nozes, cereais e derivados do leite.
O consumo de carboidratos também estimula a conversão do triptofano em serotonina, talvez por esse motivo, muitas mulheres sintam uma maior vontade de consumir carboidratos durante o período pré-menstrual, mas deve-se priorizar o consumo de carboidratos provenientes de alimentos integrais, pois estes auxiliarão no bom funcionamento do intestino, fato que também contribui para melhora dos sintomas da TPM.
Existem diversos estudos que relacionam a deficiência de cálcio com os sintomas da TPM, como o leite e seus derivados são ricos tanto em triptofano quanto em cálcio, uma boa estratégia é aumentar o consumo desses alimentos nessa fase.
De resto, diminuir o consumo de sal e alimentos ricos em sódio como embutidos, conservas, temperos industrializados, salgadinhos, caldos concentrados, catchup, mostarda, glutamato monossódico, ciclamato de sódio (adoçante), ajudará a diminuir a retenção de líquidos.
É aconselhável também aumentar o consumo de frutas e verduras, ricas em fibras, água, vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, que são aquelas que combatem os radicais livres auxiliando o bom funcionamento de todo o organismo e inclusive retardando o envelhecimento celular (taí um bom argumento....).

Nenhum comentário:

Postar um comentário