05 outubro 2009

Abacate X Colesterol





Pelo alto teor de gorduras (aproximadamente 16g a cada 100g de polpa), o abacate é visto como alimento proibido para pessoas que necessitam diminuir os valores de colesterol e para pessoas que necessitam perder peso.
O que muitas pessoas desconhecem é que a maior parte da gordura do abacate é monoinsaturada, que é um tipo de gordura que não eleva os níveis de colesterol sanguíneo. Além disso, o abacate contém também fitonutrientes que auxiliam no combate à diversas doenças, como doenças cardiovasculares e câncer. São eles o β-sitosterol e a glutationa.
O β-sitosterol, é um fitoesterol, ou seja, uma substância de origem vegetal que possui uma estrutura muito parecida com o colesterol, e que age inibindo a absorção de colesterol no intestino e diminuindo a produção de colesterol no fígado. É rico também em glutationa, um poderoso antioxidante, que é uma substância que atua combatendo os radicais livres de oxigênio.
Outros importantes antioxidantes encontrados no abacate são a vitamina E e a vitamina C, além da vitamina A e de vitaminas do complexo B.
Estudos têm demonstrado a eficácia dessa fruta na diminuição do colesterol total e LDL colesterol, também conhecido como “colesterol ruim”. Portanto, seu consumo é mais do que indicado para pessoas que necessitem diminuir os níveis de colesterol, no entanto, seus efeitos só serão notados caso o consumo seja habitual, preferencialmente diário. Um consumo esporádico não trará mudanças nas taxas de colesterol sanguíneo.
Já quanto a seu consumo por pessoas que necessitem perder peso, ele também está indicado, pois a obesidade é um estado inflamatório crônico e as gorduras monoinsaturadas possuem propriedades anti-inflamatórias. Só é preciso ficar atento com relação às calorias, mas sabendo elaborar um cardápio equilibrado, o abacate pode fazer parte da rotina alimentar de qualquer pessoa.
Quanto às formas de consumi-lo são diversas as maneiras: com açúcar mascavo e aveia, com leite desnatado e açúcar mascavo, em saladas, como guacamole, como sopa etc., enfim, da maneira que a sua imaginação permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário