15 dezembro 2009

Ceias de Natal e Ano Novo

As festas do final do ano não precisam ser uma cilada para quem precisa manter ou perder peso. É possível participar das comemorações sem ficar passando vontade, basta lembrar de uma palavrinha: moderação, porque na verdade não existem alimentos que engordam, o que engorda é comer em excesso.

Para ajudar na escolha, a seguir falaremos sobre alguns alimentos que costumam freqüentar a ceia dos brasileiros.

Nozes, castanhas, avelãs, são ricas em gordura, porém essa gordura é insaturada e o coração agradece. Além disso são ricas em magnésio, fósforo, selênio, zinco, vitamina E niacina e outras vitaminas do complexo B. Só devemos tomar cuidado com a quantidade de calorias, uma porção de 30 gramas dessas oleaginosas possui aproximadamente 200 calorias, ou seja, melhor ficar com apenas uma porção para garantir saúde sem contar com o aumento de peso.

Chester, Peru, Fiesta, são carnes magras que fornecem proteína de alto valor biológico, mas também devem ser consumidas com moderação, afinal, no prato da ceia vão outros alimentos também, e lembre-se de retirar a pele das aves antes de comer.
A lentilha tão esquecida na mesa do brasileiro durante a maior parte do ano é boa fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais ao organismo. Além disso, é rica em fibras, importante para o bom funcionamento do intestino.

Frutas frescas como cerejas, uvas e ameixas são ricas em água, fibras, vitaminas (especialmente a vitamina C) e minerais além de possuírem boa quantidade de antioxidantes que auxiliam na prevenção de certas doenças, além de retardarem o envelhecimento. O ideal é consumir 5 porções de frutas diariamente.

Muito cuidado com a rabanada, esse é o tipo de alimento que a gente só pode se dar ao luxo de comer apenas um, devido ao alto valor calórico: apenas uma fatia rende aproximadamente 250 calorias.

O importante é tomar cuidado com a compulsão, procure montar um prato colorido e variado, pegue um pouquinho de cada alimento, coma devagar, mastigue bem e lembre-se que as ceias de Natal e Ano Novo não são eventos para comer até não agüentar mais, mas sim ocasiões para confraternizar com as pessoas que você ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário