24 novembro 2009

Fibras

As fibras não devem faltar no cardápio de quem pretende manter uma alimentação saudável e prevenir o aparecimento de algumas doenças como por exemplo o diabetes tipo dois, pois a falta habitual de fibras na dieta, aliada ao alto consumo de carboidratos refinados parece aumentar o risco do desenvolvimento dessa doença.
Existem na verdade dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. As solúveis agem na diminuição da absorção de colesterol, auxiliando assim na prevenção de doenças cardiovasculares. Retardam também a absorção da glicose. São encontradas em: frutas, vegetais, aveia, feijões, soja, etc.
Já as insolúveis são grandes aliadas na prevenção e no tratamento da obstipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre. Elas atuam acelerando os movimentos peristálticos intestinais e consequentemente aceleram o trânsito do bolo fecal através do intestino, diminuindo assim a exposição do cólon a agentes que provocam câncer. São encontradas nos alimentos de origem vegetal como frutas (de preferência com casca), vegetais (principalmente os folhosos, como a couve), grãos como grão de bico, soja, etc.
Atuam também como auxiliares em regimes de emagrecimento, pois promovem a sensação de saciedade, e não são digeridas pelo nosso organismo, não contribuindo para o aumento de peso.
A recomendação diária de fibras é de 25 a 30 gramas, e essa quantidade pode ser alcançada consumindo vegetais crus e cozidos, arroz de preferência integral, feijões ou soja, no almoço e jantar e uma fruta em cada refeição e lanche realizado, e o consumo de pão integral nos lanches também é aconselhado.
Para que possam cumprir seu papel no organismo, é necessário ingerir água suficiente, uma média de 2 litros de água por dia, caso contrário poderá ocorrer a constipação intestinal.
E então? Depois de saber isso tudo, que tal incluir mais fibras na sua dieta? Comece hoje mesmo e mantenha sua saúde protegida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário